Maio é o mês do Lúpus, vamos divulgar?

O mês de maio é o mês de conscientização do lúpus e o dia 10 de maio o dia internacional do lúpus.

Se você tem lúpus, ou ama alguém que tenha lúpus, ajude a divulgar!

Como você pode ajudar?

  1. Fale com seus amigos, divulgue nas redes sociais, vizinhos, faculdade.
  2. Entre em contato com os jornais, telejornais, programas matinais da sua cidade.
  3. Converse com o prefeito, governador e parlamentares.

O lúpus ainda é uma doença sem cura. Vamos mudar esse quadro. E podemos começar com a divulgação e conscientização.

Já fiz os três pontos acima. E você?

lupus month

Anúncios

7 thoughts on “Maio é o mês do Lúpus, vamos divulgar?

  1. O que é psicose lupica? De que forma o lúpus afeta o emocional da pessoa doente? Existe uma relação direta do lúpus com alteração de comportamento? É importante um acompanhamento psiquiátrico?

    • Oi Monica! É muito comum desenvolver depressão no lúpus. Às vezes essa depressão está ligada a efeitos colaterais dos remédios, às vezes pela condição da própria doença. Pelo fato do lúpus forçar você a fazer ajustes em sua vida, e essas mudanças nem sempre são fáceis, é compreensível que você se sinta pra baixo em alguns dias. De uma maneira geral, as pessoas com doenças crônicas como o lúpus, estão mais propensas à depressão. Estudos mostram que aproximadamente 60% das pessoas com doenças crônicas podem enfrentar a depressão em algum ponto de suas vidas. É muito importante reconhecer estes sentimentos, e se você sente tristeza ou depressão que duram mais do que algumas semanas, é importante passar pela avaliação de um médico.
      A psicose lúpica está associada ao uso dos corticoides. Encontrei um estudo onde a Dra. Emilia Sato fala um pouco sobre isso:
      “Alterações psiquiátricas leves são referidas por quase metade dos pacientes que utilizam glicocorticóides (GC) em altas doses, porém surtos psicóticos são raros. Embora a dose de GC esteja relacionada a um maior risco de desenvolver manifestações psiquiátricas, o antecedente psiquiátrico ou de psicose por GC e personalidade pré-mórbida não estão associados a maior risco desse efeito colateral. O tratamento da psicose por GC inclui a diminuição da dose do mesmo ou, se possível, sua retirada e o uso de drogas antipsicóticas. Nos pacientes com lúpus eritematoso sitêmico (LES) em uso de GC e que desenvolvem psicose, muitas vezes se torna impossível diferenciar entre atividade de doença e efeito colateral de GC. Nessas situações, sugere-se aumentar a dose de GC e observar. Como na maioria dos casos se deve à atividade da doença, há melhora dos sintomas psiquiátricos.”
      Espero ter ajudado! Beijos

      • No caso a pessoa com lúpus é o meu namorado e estou me inteirando no assunto para poder entender e ajudar melhor. Nós conversamos muito sobre o assunto.
        Agora que passei a ler artigos sobre o assunto entendo melhor algumas coisas.
        O lúpus no homem é diferente do que na mulher?
        O lúpus pode causar alteração de humor e em alguns casos até de identidade?
        O lúpus pode causar confusão mental?
        Obg

  2. No caso a pessoa com lúpus é o meu namorado e estou me inteirando no assunto para poder entender e ajudar melhor. Nós conversamos muito sobre o assunto.
    Agora que passei a ler artigos sobre o assunto entendo melhor algumas coisas.
    O lúpus no homem é diferente do que na mulher?
    O lúpus pode causar alteração de humor e em alguns casos até de identidade?
    O lúpus pode causar confusão mental?
    Obg

    • Oi Mônica! O lúpus em homens geralmente é mais agressivo que em mulheres, mas isso não significa que ele sofrerá mais que a maioria das mulheres. O lúpus não é igual em todo mundo.
      Quanto ao humor, sim, o lúpus pode afetar nosso humor. Com o uso contínuo de corticoide, ou seja, quando passamos muito tempo tomando corticoide, a pessoa pode chegar a desenvolver a ansiedade, a distração, a insônia, a depressão, a perplexidade, a agitação. A psicose é um caso raro, onde apenas 5% das pessoas que tomam corticoide por um longo período chegam a desenvolver.
      Beijos!

  3. Boa noite! Preciso de ajuda! Meu namorado namorado tem lúpus desde os 9 anos e hj algumas seqüelas decorrentes disso. Faz uns três meses que o mesmo ativou e agora ele só fala em morrer, não aceita a doença, está desorientado. Por achar que vai morrer só está fazendo o que não pode. Começou a quimioterapia semana passada mas foi com muito custo pois não quer se tratar mais. Diz não aguentar mais a doença.
    Por favor, me ajude.
    Att.

    Monica

    • Oi Monica, tudo bem? Sinto muito em saber que seu namorado está se sentindo assim… É compreensível.. Realmente não é fácil viver com uma doença autoimune, e muitas vezes traiçoeira.. Mas há esperança! Tenho lúpus há mais de 20 anos, tive meu diagnóstico com 17 anos, e na hora lembro chorar muito pois não sabia como seria minha vida dali pra frente. Passei por muita coisa, tenho problema renal e não poderei ter filhos, o que me deixou muito triste. Mas nada dura para sempre. Já tive muitas crises no lupus, mas também vieram as remissões, os dias “normais”. Hoje convivo muito bem. Converse com ele sobre a possibilidade de ver um psicólogo, ou ainda, faça uma pesquisa na internet, ou aqui no blog, sobre notícias boas do lúpus, histórias de superação, não mostre as coisas ruins, porque pode impressionar. Mas lembre-se, ninguém tem lúpus igual a outra pessoa. Ou seja, se uma pessoa com lúpus tem envolvimento renal, não quer dizer que todo mundo que tem lúpus vai ter envolvimento renal! Seguindo o tratamento direitinho dá sim para se ter uma vida normal. Espero que ajude! E qualquer coisa é só entrar aqui para mandar alguma mensagem ok? Um beijo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s