Uso do corticosteróide a longo prazo aumenta o risco de dano de órgãos em pacientes com lúpus

Artigo sobre o uso de corticosteróides a longo prazo em pacientes com lúpus. Muito esclarecedor!

Traduzido da página Lupus News Today

Texto elaborado pela Patricia Silva. Patrícia detém seu doutorado em Microbiologia Médica e Doenças Infecciosas do Centro Médico da Universidade de Leiden, Holanda. Ela estudou Biologia Aplicada da Universidade do Minho e foi uma pesquisadora de pós-doutorado no Instituto de Medicina Molecular, em Lisboa, Portugal. Seu trabalho tem sido focado em traços genéticos moleculares de agentes infecciosos, como vírus e parasitas.

corticosteroides

Pesquisadores da Eli Lilly and Company, da Universidade de Maryland School of Medicine e da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins revelou recentemente que o tratamento com corticosteróides ao longo do tempo em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico (LES) aumenta o risco de desenvolver lesões de órgãos. O estudo foi publicado recentemente na revista Science & Medicine Lupus e é intitulado “Efeito do uso de corticosteróides por doses no risco de desenvolvimento de lesão de órgão ao longo do tempo em pacientes com lúpus eritematoso sistêmico -. Grupo do Lupus do Hopkins”

O LES é uma doença autoimune grave na qual o próprio sistema imunológico do organismo reage exageradamente e ataca as articulações saudáveis ​​e órgãos, resultando em inflamação, inchaço, dor, incapacidade e muitas vezes na destruição de tecidos. Os corticosteróides são geralmente prescritos para suprimir o sistema imunológico e reduzir os sintomas associados ao lúpus, nomeadamente dor, inflamação e danos nos tecidos. Essas drogas são geralmente eficazes, mas os pacientes devem ser cuidadosamente monitorados pois podem causar efeitos colaterais significativos. Na verdade, a utilização de corticosteróides ao longo do tempo tem sido associada a um aumento de danos irreversíveis de órgãos. Redução da dose de corticosteróides é uma meta importante na gestão de LES.

Os efeitos da terapia de corticosteróides sobre o risco de dano de órgãos no contexto dos ensaios clínicos com LES e seus correspondentes pontos finais clínicos não são explorados. Neste estudo, os dados do grupo de lúpus do Hopkins foi analisada para determinar o impacto de diferentes doses de corticosteróides em geral no risco de danos em órgãos ao longo do tempo.

Os investigadores encontraram uma relação dose-resposta entre a dose média de prednisona (um corticosteróide prescrito como fármaco imunossupressor em doenças inflamatórias) e o risco de desenvolvimento de dano irreversível do órgão ao longo do tempo. Pacientes com LES sob uma dose média de prednisona ≥ 20 mg / dia, em comparação com <7,5 mg / dia mais do que duplicaram o risco de danificação dos órgãos. Os investigadores estimaram que um aumento na dose de prednisona 1 mg / dia foi associada a um aumento de 2,8% no risco de desenvolvimento de novas lesões de órgãos.

Em termos de órgãos individuais, os pesquisadores descobriram que os órgãos mais frequentes que experimentam os primeiros prejuízos ao longo do tempo são os olhos (lesão ocular pelo desenvolvimento de cataratas) e danos musculoesquelético. Verificou-se que uma dose de prednisona por dia ≥ 7,5 mg aumentou o risco de fraturas osteoporóticas, cataratas ou danos cardiovasculares. De fato, foi encontrado um aumento da dose de prednisona 1 mg / dia a ser ligada a um aumento de 3,8% no risco de desenvolver cataratas e um aumento de 4,2% no risco de fraturas osteoporóticas.

A equipe de investigação concluiu que a utilização de corticosteróides no LES aumenta o risco de dano irreversível do órgão, e que este risco aumentado é o resultado de vários fatores, incluindo o tratamento com corticosteróides, mas também a atividade da doença. Os pesquisadores acreditam que há uma necessidade urgente de terapias poupadores de corticóide para pacientes com lúpus que não só aliviam os sintomas da doença, mas também reduzem a atividade da doença.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s