Perguntas e Respostas: Envolvimento Neurológico e Dor

Pessoal, o Hospital for Special Surgery divulgou em seu site um bate papo com um Reumatologista com perguntas sobre o lúpus. Logo abaixo vocês verão algumas destas perguntas e respostas do Reumatologista: (a íntegra, em inglês vocês encontram aqui: HSS on the move

Em 14 de maio, o Hospital for Special Surgery e o Lupus Foundation organizaram um bate-papo no Facebook sobre Lupus e saúde em geral. O reumatologista, Dr. Michael Lockshin, respondeu a perguntas sobre o envolvimento neurológico e a dor e crises.

As informações fornecidas são para fins informativos e educacionais, e não constitui aconselhamento médico ou de saúde para qualquer problema individual. Por favor consulte o seu médico para qualquer problema de saúde e / ou antes de iniciar qualquer novo medicamento ou mudar ou interromper qualquer medicamento que lhe foi prescrito. Este bate-papo não se destina a criar uma relação médico-paciente, ou de qualquer outro dever, entre você e qualquer membro da equipe interdisciplinar do HSS ou do SLE Lupus Foundation.

1) A perda de memória é comum em pacientes com lúpus? Eu não tenho envolvimento neurológico apenas envolvimento pulmonar.

É bastante comum, talvez, entre 1/3 dos pacientes, após 10 ou 20 anos de doença. O envolvimento neurológico é geralmente leve (não evolui para demência), e nós estamos apenas começando a reconhecer esse sintoma e explorar com quem isso acontece e por quê. Nós não podemos prever quem terá envolvimento neurológico agora, mas estamos fazendo estudos para responder a essas perguntas.

2) Meu marido foi diagnosticado há seis anos e os efeitos sobre ele neurologicamente são devastadores: cérebro, fraqueza muscular, a ponto de ter que se aposentar por invalidez. Existe uma chance de que possa se espalhar para outros órgãos ou permanecer apenas na área neurológica? Ele poderia ter uma chance maior de acidente vascular cerebral?

O lúpus pode afetar qualquer órgão, mas geralmente atinge dois ou três sistemas de órgãos e não ir mais longe. Portanto, a resposta à pergunta: “Existe uma chance?” É sim, mas a resposta à pergunta “É provável?” É não. O que você descreve não aumenta a chance de acidente vascular cerebral, mas ocorre em pacientes com lúpus por outras razões, tais como colesterol alto.

3. Minha filha de 42 anos foi diagnosticada com lúpus há 10 anos atrás. Ultimamente ela tem desmaiado muito, e, no processo, fraturou a pélvis e quadris. São estes desmaios causados pelo lúpus, ou poderiam ser causados ​​por um ou mais dos muitos medicamentos que esteja tomando?

Desmaios podem ser causados ​​por anormalidades cardíacas ou convulsões (devido a danos causados ​​por lúpus) ou de pressão arterial ou pulsação muito baixa (causada por medicamentos) ou por outras razões. Sua filha deve conversar com seus médicos e ser reexaminada porque, como você já descobriu, desmaios podem ser perigosos e, em geral, tratados e prevenidos.

4. Eu tenho tonturas, onde parece que eu estou bêbado e ela vem e vai. Poderia ser devido ao lúpus ou é outra coisa? Eu fui diagnosticado com lúpus eritematoso sistêmico, há cinco anos, mas isso começou na semana passada.

Estas tonturas podem ser devido ao lúpus ou medicamento ou algo simples como uma infecção no ouvido. Seu médico deve ser capaz de ajudar a resolver a causa.

5. Eu tenho dores de cabeça e enxaquecas diariamente. Pode ser um sintoma de lúpus?

Há muita controvérsia sobre se a enxaqueca é devido ao lúpus, já que enxaquecas são muito comuns. A maioria dos médicos agora pensam que a enxaqueca não são causadas por lúpus, mas que o lúpus ativo faz enxaquecas piorarem, e que alguns medicamentos para o lúpus também podem piorar a enxaqueca.

6. Meu neurologista disse que uma vida 100% sem dor não é realista. Isso é verdade? Disestesias são comuns no lúpus?

Eu suponho que a partir da forma como a pergunta é feita que a dor que você se refere é a disestesia (formigamento e dormência causadas pela lesão do nervo). É um sintoma raro no lúpus. Quando ocorre pela primeira vez é possível revertê-la, mas se a disestesia está presente há várias semanas ou meses, provavelmente não vai desaparecer completamente. Medicamentos são usados ​​para torná-lo mais tolerável.

7. A medicina ayurvédica ou naturopata é útil com o lúpus? Eu também fui diagnosticado com epilepsia e gostaria de saber se existe uma correlação com lúpus e como ela é diagnosticada.

Em minha opinião, nenhuma é útil, mas outros podem discordar. A epilepsia pode ser um sintoma de lúpus ou pode ser independente do lúpus. Geralmente para fazer uma distinção, é necessário obter um histórico detalhado e fazer um exame neurológico completo, incluindo uma ressonância magnética do cérebro. Às vezes, drogas usadas para o tratamento da epilepsia podem causar um tipo especial de lúpus chamado lúpus induzido por drogas, o que é um problema diferente, e está associado com os testes de sangue específicos (tais como o anticorpo anti-histona).

8. Existe alguma coisa que pode realmente ajudar com a dor? Meus dedos doem, não posso dobrá-los, os tornozelos também. Recentemente, meus quadris estão me incomodando.

Depende da causa da dor. O que você descreve não são sintomas típicos de lúpus, mas você pode ter o que chamamos de síndrome de sobreposição com características de artrite reumatóide ou dano ósseo de danos prednisona ou nervo. Você pode ser ajudado, mas é necessário saber por que você está tendo dor. Seu médico pode ajudá-lo a determinar a causa.

9. Diagnosticada pela primeira vez em 1988, remissão, ativo novamente em 1996, e remissão em 1999. Eu deveria estar preocupada em sair da remissão de novo? Como eu sei quando uma crise acontece? Estou em remissão há 14 anos. Eu esqueço os sintomas de uma crise.

Uma das piores coisas sobre lúpus é que é imprevisível. No entanto, quanto mais tempo você tem estado em remissão, o menos provável é voltar. Quatorze anos lhe dá uma alta probabilidade de não vê-lo de novo, e se acontecer, você iria reconhecê-lo.

10. Quanto tempo dura um estado típico de “remissão”?

Não há um estado típico de remissão. Eu tenho visto pessoas que têm uma crise, mesmo uma crise em série, e nunca mais voltou em 20-30 anos. Eu vi outros com uma remissão de apenas alguns meses. Se a remissão dura cinco anos ou mais, as chances de não retorno é alto. Em grandes populações de pacientes com lúpus, crises ocorrem um pouco mais do que uma vez por ano.

Deixe uma resposta

