Nefrite Lúpica

Nos últimos dias, senti uma dor de cabeça forte, com um aperto no peito que não sabia bem dizer o que era. Achei que fosse apenas mais um dia de trabalho com problemas a ser resolvidos e nada mais. Depois me deu uma palpitação, taquicardia, tontura… Realmente não estava bem. Minha pressão estava alta, resolvi ir ao hospital e para minha surpresa minha pressão já estava em 19×12. Além disso, outro sinal, proteína na urina.

Anos atrás eu tive nefrite lúpica, fiz tratamento durante 2 anos com ciclofosfamida, foi um tratamento longo e difícil. Estou em fase de novos exames para saber como está minha função renal!

Para quem não sabe o que vem a ser nefrite lúpica, segue abaixo algumas informações retiradas do site do Lupus Foundation:

Os dois termos médicos para a doença renal que ocorre no lúpus eritematoso sistêmico são nefrite lúpica ou glomerulonefrite lúpica. Estima-se que cerca de um terço das pessoas com lúpus desenvolvem nefrite que requer avaliação médica e tratamento. Nefrite lúpica é um sintoma importante e potencialmente grave de lúpus.

Curso clínico de nefrite lúpica

Há poucos sinais ou sintomas de nefrite lúpica.

Não causa dor no abdómen ou nas costas.
No entanto, quando ocorrem vazamentos da proteína dos rins,  é eliminado do organismo na urina
Urina espumosa, levantar-se para urinar durante a noite pode sugerir perda excessiva de proteína.
A perda de proteína na urina da nefrite lúpica podem levar à retenção de líquidos com ganho de peso e inchaço (edema). Isso é muitas vezes o primeiro sintoma da nefrite lúpica.

O edema geralmente aparece com o inchaço nos pés, tornozelos e pernas.
Este inchaço estará ausente no período da manhã, mas vai gradualmente piorar como a pessoa anda durante o dia.

O caminho clínico da nefrite lúpica é altamente variável.

1) Muitas vezes os sinais de nefrite lúpica são vistos apenas em estudos de urina.

Em muitas pessoas, as anormalidades na urina são muito leves e podem estar presentes durante um exame e ausentes nos próximos.
Esta forma de nefrite lúpica é bastante comum e geralmente não requer qualquer avaliação especial ou tratamento médico.

2) Em algumas pessoas, porém, em caso de achados anormais na urina os estudos podem persistir ou mesmo o caso piorar com o tempo.

Pessoas com este tipo de nefrite lúpica estão em risco de perda da função renal.
Estes indivíduos necessitam de estudos adicionais para avaliar a extensão de sua nefrite lúpica e determinar o melhor tratamento para controle da doença.

É importante reconhecer que nem todos os problemas nos rins em pessoas com lúpus são devidos à nefrite lúpica.

Infecções do trato urinário, com ardor ao urinar, são bastante comuns em pessoas com lúpus e requerem tratamento com antibiótico.

Além disso, sinais ou sintomas de doença renal que pode ser confundido com nefrite lúpica pode ser causada por alguns medicamentos usados no tratamento do lúpus. Esses problemas normalmente desaparecem quando a medicação é suspensa. Dois medicamentos que podem causar retenção de líquido ou perda da função renal são:
-Salicilato de compostos (por exemplo, aspirina,)
- Não-esteróides anti-inflamatórios não esteróides (AINE)

http://www.solidario.blog.br/?tag=rim

6 thoughts on “Nefrite Lúpica

  1. Olá…

    Tenho lúpus e estou com nefrite, tive uma a dois anos atrás e agora lá vou eu de novo passando por tudo novamente, recentemente fiz a biópsia renal. Estou tomando todos os medicamentos, cortisona de 70mg e associados, a 15 dias atrás eu estava parecendo uma gestante em final de gestação, super inchada e de uma hora para outra comecei a murchar, em menos de 15 dias perdi mais de 15kg e cada dia perco um, não sei se isto é normas pois já passei por outras tratamentos de corticoide e só fui perdendo peso e melhorando dos inchaços com a redução da medicação (lentamente) mas não sabia que se perdia tanto peso tomando ainda esta dose tão alta de corticoide, isso me preocupa pois repeti os exames e a taxa de proteína na urina ainda está altíssima. Você acha natural uma pessoa ir perdendo peso tão rapidamente?

    Adorei este site e sempre que der virei visitar para conhecer mais pessoas que tenham este problema, trocar experiência e o que mais for relacionada ao lúpus.

    Agradeço pela oportunidade.

    • Olá Lica!

      Desculpe pela demora em te responder! Mas estive doente, e ainda estou de licença médica, então fiquei um pouco distante do blog! Mas já estou voltando!

      No início, quando estava em crise, cheguei a tomar 50mg de corticóide, e ainda tomava uma injeção de corticóide por mês. Fiquei do jeito que você se retratou, muito inchada mesmo. Com o desmame do corticóide, fui perdendo peso. Na verdade, o peso vem da retenção de líquido que o corticóide faz. Hoje porém ainda estou muito acima do peso, temos que fazer exercícios, com moderação mas temos que nos mexer rs… E estou um pouco preguiçosa!

      Volte sempre por aqui! Adorei receber sua visita!

      Um beijo

      Patrícia

  2. Boa noite… tenho lúpus a 7 anos… tenho 28 anos.
    Já tive vários probleminhas devido ao lúpus, mais o que está me preocupando mais nesse momento é o fato de estar tendo perca de proteínas na urina (nefrite lúpica) meu médico disse que terei que fazer a pulso-terapia com ciclofosfamida. o fato deu ter ficado triste de ter que fazer esse tratamento e que ele me falou o que pode vim acontecer comigo. Ele me disse que posso ter queda de cabelo, posso ter infecção com facilidade, mais o pior de todos e ele me dizer que eu não vou poder gerar um filho. Quando fiquei sabendo disso acabou com o resto do meu dia…apenas quis chorar e chorar… meu sonho e ter um filho, e quando ele me disse isso, foi como se ele tivesse jogado um balde de água fria em mim.
    Agora está em minha decisão… ou eu faço e perco a esperança de um dia ser mãe, ou faço e trato do rins e desencano de querer se mãe.
    Não consigo parar de pensar nisso.
    Gostaria saber de vocês que já fizeram esse tipo de tratamento quais as reações.
    Fico no aguardo.
    Grata.

  3. Olá….
    Tenho 18 anos, e tenho Lúpus à um ano e dois meses. Estava tudo controlado, até que comecei a ter retenção de liquido e uma perda muito grande de proteína na urina. Me diagnosticaram com Nefrite Lúpica, e estou prestes à fazer a biopsia para começar logo com o tratamento da Nefrite. Estou com medo, de como meu organismo irá reagir com os medicamentos, e principalmente em relação à infertilidade. Sei que sou muito nova, mas eu penso em ter filhos. Sei que não posso me entregar psicologicamente, mas é impossivel nao ficar abalada com uma noticia como essa. Não sei mas o que fazer, ou pensar para me sentir um pouco melhor, ou pelo menos parar de pensar um pouco nisso.
    Gostaria de saber sobre as reaçoes dos medicamentos.
    Grata, Evellyn

    • Oi Evellyn! Desculpa a demora! O seu caso foi muito parecido com o meu. Tive nefrite lúpica quando tinha mais ou menos a sua idade. Fiz a biópsia renal e comecei o tratamento com a ciclofosfamida, um imunossupressor, por mais ou menos 2 anos. Não pensei duas vezes em fazer, pois tinha muito medo de perder a função renal. Claro que depois fiquei receiosa quanto a minha fertilidade, mas hoje aos 36 anos, faço meus exames e está tudo normal. Sou tão fértil quanto uma pessoa que não passou pelo tratamento. Ainda não consegui engravidar por outros motivos, por estar tomando uma dose alta de corticoide o que deixou meu ciclo menstrual um pouco fora do controle, mas ainda pretendo engravidar! Fique tranquila que vai dar tudo certo. O mais importante é preservar sua função renal. Um beijo enorme!

Deixe um comentário

